Roteiro: Capitais Brasileiras - Belo Horizonte

15:26 / Postado por PauloSilva /

Para estreiar o nosso blog com notícias, vamos fazer um tour pelas capitais brasileiras. 
E vamos começar pela região mais populosa e rica do Brasil, a região Sudeste. E a capital que falaremos hoje é a capital do estado de Minas Gerais, ela é Belo Horizonte.


 Belo Horizonte é uma cidade bastante diversificada, foi colonizada por portugueses, escravos (África), indígenas e mais tarde, italianos. Além disso, a cidade foi criada estratégicamente quase no centro do estado e perto da antiga capital estadual, que era Ouro Preto e foi criada ao redor de montanhas e serras.



Ela é uma cidade projetada, mas que ao longo dos anos, teve um crescimento desordenado e cresceu muito além do que foi planejada. Ao contrário de Brasília, que também é uma capital planejada e é conhecida por ser uma cidade quase que completamente plana, Beagá - como é conhecida pelos seus moradores por causa da sigla que abrevia o nome dela (BH) - é uma repleta de relevos e montanhas, sendo que são construídas muitas casas e edifícios em suas serras, porém, como muitos estão pensando, as montanhas não são habitadas por aglomerados, como em muitas outras capitais brasileiras, mas em sua maioria, por casas de classe C à classe A. Mas, Belo Horizonte tem sim aglomerados em morros, mas não são maioria.




A Cidade Jardim - que foi um dos nomes da capital - também tem muitos pontos turísticos, como o Complexo da Pampulha, que conta com a Lagoa da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, e etc. Idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Lagoa da Pampulha é uma lagoa artificial, que depois da sua criação, passou a ser um dos maiores cartões-postais da cidade, e teve grande importância internacional. Existe também muitos outros pontos turísticos na capital mineira, como o Complexo Cultural Praça da Liberdade, O Parque das Mangabeiras, a Praça do Papa e muitos outros.



A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é a sede oficial do Governo de Minas Gerais. E foi criado no estilo "arquitetura moderna brasileira" pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Complexo contém 6 edifícios principais, sendo eles: Centro de Convivência, Secretarias de Estado, Sede do Governo, Auditório, prédio de serviços, e etc. Os edifícios também foram criados com preocupação ambiental. A facha dos edifícios é revestida com um tipo de vidro que reduz os gastos com refrigeração interna. O sistema de esgoto dos edifícios é a vácuo e reduz 85% do consumo de água, no total, tem uma economização de 55 mil litros de água por dia.

Isso é um pouco sobre Belo Horizonte, aguardem mais novidades sobre essa linda capital em breve aqui no BWB. A próxima capital que falaremos será Curitiba!

2 comentários:

Comment by tatiana on 29 de dezembro de 2011 às 08:03

quero ver o mapa de bh

Comment by Unknown on 9 de janeiro de 2013 às 18:02

Boa tarde, favor comentar algo neste link sobre BH, precisamos melhorar e precisamos da sua força.
http://diogenesfaria.com.br/poluicao-visual-corte-de-arvores/

Obrigado
Diógenes

Postar um comentário