Roteiro: Capitais Brasileiras - Curitiba

10:02 / Postado por PauloSilva /

Hoje vamos falar um pouco sobre Curitiba.


Curitiba é a capital do estado do Paraná, situado na região Sul do Brasil. A "Cidade Sorriso" é a cidade mais populosa da região Sul e a oitava mais populosa do Brasil. Além de ser uma das cidades com o melhor  IDH do Brasil, sendo ele de 0,856. Ela é uma cidade bastante charmosa, organizada e limpa, sendo um exemplo para as demais capitais brasileiras e até do Hemisfério Sul do planeta.


É considerada também a capital mais fria do Brasil, tendo comumente temperaturas abaixo de zero no inverno, ocorrendo geadas e algumas vezes até neve, como vocês vêem nesta foto. Para quem gosta do frio no "estilo nórdico", o inverno de Curitiba e da Região Metropolitana Curitibana é uma boa opção, basta ter um pouco de sorte para conseguir encontrar neve, sendo que geada sempre é comum.


 Um ponto turístico famoso da cidade, é o Castelo do Batel, localizado no bairro Batel. O Castelo do Batel é um palácio criado em 1924 e foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Ele foi tombado pelo Patrimônio Histórico, e atualmente é um centro de eventos.

Outro marco importante de Curitiba é o transporte. Ela é atualmente um exemplo de organização no trânsito, ainda mais quando implementou o sistema RIT com ônibus com o dobro do tamanho que circulam por avenidas próprias para eles.


Um ponto turístico bastante bonito dela é o Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (nome bem grande), ele tem esse nome em homenagem a uma das idealizadores urbanísticas da cidade. O Jardim Botânico já foi eleito uma das 7 Maravilhas do Brasil, e merece!

Isso é um pouco sobre Curitiba, em breve ela voltará, assim como todas as outras capitais. A próxima capital que falaremos será Manaus!

0 comentários:

Postar um comentário