Roteiro: Capitais Brasileiras - São Paulo

11:48 / Postado por PauloSilva /

Hoje falaremos sobre uma grande metrópole conhecida mundialmente, localizada na região Sudeste do Brasil, e no Estado de São Paulo, com o mesmo nome do seu estado, falaremos hoje sobre a cidade de São Paulo.


 São Paulo é a maior cidade (em população) do Brasil, da América Latina e do Hemisfério Sul. Tem o 10º maior PIB do mundo, e o maior do país, está entre as 20 cidades mais globalizadas do mundo e é a cidade brasileira com maior influência internacional. É também o maior centro financeiro do seu estado, do Brasil e da América Latina, sendo responsável por mais de 10% do PIB brasileiro. É também a mais cara dentre as capitais brasileiras.

  
Sampa é também sede de mais de 60% das multinacionais que se encontram no Brasil. Também tem muitos lugares e eventos mundialmente conhecidos, como o São Paulo Fashion Week, que é o 5º maior evento de moda do planeta, dando o título para a cidade como uma capital da moda, atrás apenas de Nova York, Paris, Londres e Milão, tem também o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Indy 300, e lugares como a famosa Avenida Paulista, Memorial da América Latina, Museu da Língua Portuguesa e vários outros.




É atualmente a cidade com o maior número de arranha-céus do Brasil, são cerca de 73, tendo também o maior arranha-céu do país em seu território, o famoso Mirante do Vale, que desperta a atenção de críticos sobre ser o maior edifício do país e uma aparência não digna de um arranha-céu.



Curiosidade sobre esta grande e elegante metrópole, é que ela é uma das cidades mais multiculturais do mundo, e alguns fatos que comprovam isso, são os imigrantes que vieram para o Brasil durante os séculos XIX e XX. A Terra da Garoa tem a rua 25 de Março, que foi criada pelos árabes, que colocaram o comércio principalmente da sua cultura à venda. Outro exemplo, é o bairro da Liberdade, que concentra a maior colônia de japoneses fora da sua terra natal, o Japão. Tem também os descendentes de italiano, que formam 60% da capital paulistana. 



São Paulo tem importantes relações internacionais, principalmente com suas cidades-irmãs, algumas muito importantes e de muita influência mundial como a própria, alguns exemplos são: Bucareste (Romênia), Chicago (EUA), Buenos Aires (Argentina), Milão (Itália), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai), Toronto (Canadá), Osaka (Japão), Pequim (China) e muitas outras. São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro são as cidades brasileiras com os maiores números de embaixadas e consulados de outros países em seu território.



 Dois pontos turísticos que são cartões-postais da cidade são a Ponte Octávio Frias de Oliveira que é a única ponte estaiada do mundo com duas pistas conectadas por um só mastro. E também o bairro do Brooklin que se tornou um verdadeiro ícone de modernismo brasileiro, principalmente com Centro Empresarial Nações Unidas.

Falamos hoje um pouco sobre esta maravilhosa capital deste imenso Brasil, e logo ela estará de volta com as outras capitais brasileiras ao blog. A próxima cidade que falaremos é Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário